sexta-feira, 23 de março de 2012

Estado de Mal Epilético! Silêncio no Hospital!

É isso aí que vocês leram mesmo: A Maria Carolina quase entrou no Estado de Mal Epilético, que nada mais é do que ficar convulsionando praticamente o dia inteiro e tendo uma crise atrás da outra. Ela ficou assim no sábado, domingo e segunda-feira passados. Na segunda a noite liguei pro neuro e ele nos mandou ir pra uma UTI porque pela minha descrição, a Maria Carolina estava entrando no estado de mal epilético e isso era muito grave!
Descemos a serra na terça à tarde e fomos pra CTI da PUC, onde a equipe já estava nos esperando com toda a aparelhagem necessária para ajudar a MC com as crises!
O que aconteceu quando chegamos lá? NADA! Maria Carolina não teve nenhuma crise dentro do hospital! Tô falando sério! Os médicos e enfermeiros acharam que eu o o Fernando estávamos loucos! Como pode uma criança que convulsionou direto 3 dias seguidos, parar com tudo? Passamos a noite lá. Ela monitorada, com soro, sem nada de medicação (a não ser os remédios que ela já toma) e nenhuma crise... Dá pra acreditar?
Na quarta-feira, Dr. Luis Fernando foi lá nos ver e deu alta na hora! Brincou nos chamando de fiasquentas e nos mandou embora! Sem alterar nada na medicação e nenhuma outra recomendação. A única coisa que ele sugeriu foi que tentássemos comprar o Keppra! Agora estamos atrás de alguma importadora de medicamentos pra comprar ele o quanto antes e fazer um teste! Já tentamos tantos que não custa tentar mais um, né?
Só saímos do hospital e as crises recomeçaram. Uma inclusive, no estacionamento do próprio hospital. Ficamos em Porto Alegre na quarta e na quinta e hoje, sexta, já estamos em Capão. E tudo continua na mesma!
Crises e mais crises...  Como já estamos "acostumados" estamos levando...


A seguir, um desabafo que eu escrevi lá mesmo no hospital na noite de terça pra quarta! Estava INDIGNADA sobre os barulhos dentro da CTI.

Porque é tão dificil fazer silêncio em um hospital? E olha que eu não to falando de pacientes e visitantes, mas sim dos profissionais da saúde! Sim! As próprias enfermeiras e técnicas que deveriam respeitar o sono dos pacientes não o fazem. Digo isso porque já sou meio experiente em internações com a MC e posso falar com conhecimento de causa. E exemplifico com a última internação, a de hoje. Agora são 23:40hs. Estamos numa ala de cuidados de emergência, 3 crianças internadas e nenhuma consideração com elas! A MC só dorme se tiver um mínimo de silêncio e isso não acontece aqui. As enfermeiras entram e saem conversando alto; batem portas dos armários; ficam vendo vídeos na internet; falam ao telefone... As crianças internadas fazem menos barulho do que os profissionais. E assim vamos tentando passar a noite. Quando acho que a Maria vai finalmente pegar no sono, pronto! Lá vem uma "faladeira" pra estragar tudo! E tenho certeza de que isso não acontece só aqui e nem só por hoje! Na minha opinião acho que falta um pouquinho a mais de "tato" para esses profissionais... Alguém que diga para fazerem menos barulho ou falarem mais baixo na hora do sono dos pacientinhos. Eu, apesar de estar quase surtando aqui, não posso fazer isso! Imagina ser tachada de mãe chata? De antipática? Tenho que aguentar "no osso" ver a minha filha pular na cama, a cada batida de porta ou ranger das cadeiras! Acontece isso com vocês também? Com quem reclamar? A quem recorrer?



MC na UCE da Puc! Bem acordada e sem nenhuma crise!

7 comentários:

  1. Carú, acho que não teria problema se vc falasse com jeitinho e pedisse pras enfermeiras terem um pouco mais de cuidado com a barulheira. Eu, heim, que doidas!
    Torço muito para que vcs consigam o Keppra e que ele seja a solução para as crises da Maraia.

    Bjoss!! Bjo na gordinha!
    Milena

    ResponderExcluir
  2. Nossa te admiro e te acho uma fortaleza!!! parabéns pela manzona q vc é!!!! Sua pequena é linda.

    ResponderExcluir
  3. Carurú, acho q vc deveria sim falar com as enfermeiras. Onde já se viu? Fale de um jeito q elas fiquem sem graça! Tipo "oi, com licença! Descupa, mas será q vcs poderiam falar mais baixo, pq minha filha tá tentando dormir e não está conseguindo" PELAMOR NE??????? E sobre as convulsões, caramba... é horrível passar "de louca" assim e o problema continuar na mesma..

    ResponderExcluir
  4. vos sos nuestra heroina caru!!!!!!!!!!!!!!!, ejemplo de mami!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Caru, essa garotinha ta de sacanagem rsss, espero que ela fique melhor e vc também.
    Beijos Kati

    ResponderExcluir
  6. Caru, o barulho já tinha me chamado atenção nas vezes em que estive em hospitais. Mas jamais pensei que na CTI (ainda mais pediátrica) fosse assim também!
    Acho que vc tem que falar quando acontece sim, Caru! Melhor ser mãe chata nesse caso.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  7. olá! Tenho pena que tenhas descoberto o estado de mal epiléptico... não é facil. A primeira vez que a Margarida esteve foi com 3 anos e conseguiu-se ultrapassar com a medicação na veia e um biberon de leite, mas foi horrivel, a seguir já esteve várias vezes em estado de mal epiléptico não convulsivo, que são várias crises pequenas sempre seguidas, mas já aprendi a contornar, primeiro tento chuveirada, a seguir fazer qualquer coisa que ela não gosta, tentar ajudá-la a sair desse estado, caso não resulte uso a medicação s.o.o, benzodiazepina. Força, nós descobrimos e acabamos por conseguir dar a volta. bj grande para ti i um abraço apertadinho para MC

    ResponderExcluir