quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NOTÍCIAS DA MARIA CAROLINA

E ontem tivemos uma consulta com a nossa pediatra, Dra. Larissa Lermann. Fazia mais de um ano que não consultávamos com ela. A Dra. Larissa, mais que uma pediatra, é nossa amiga. Sabe de toda a vida da Maria Carolina e da nossa família, afinal nos acompanha desde o nascimento da MC.
Queria uma opinião concreta sobre a Maria Carolina. Eu tava muito preocupada com a secreção que nunca seca e com a quantidade de antibióticos que a MC tomou durante esse ano. Sempre entupida, sempre com o pulmãozinho roncando, crises agudas de apnéia (não dá pra contar quantas noites eu acordei com ela toda roxa de falta de ar)... 
O que a Dra. nos disse, foi o que eu já sabia/temia: o quadro é assim mesmo! Pacientes com problemas neurológicos graves, como os da MC, sofrem mais de infecções pulmonares. Talvez por ficarem muito paradinhos, talvez por aspirarem a secreção por causa da disfagia... Não há o que fazer, a não ser controlar com aspiração mecânica frequente e fisioterapia respiratória! Por enquanto é o que podemos fazer pra ajudar a nossa gordinha! Sabemos que a tendência é piorar... A Dra. também nos alertou sobre um possível home care noturno, que no futuro irá nos ajudar a controlar as crises e fazer as aspirações durante a madrugada!
Tirando esse "problema", a MC está ótima! Está muito bem para uma criança que vai completar sete anos! 1,22m de altura e 19.200kg! Finalmente voltou para a "curva de crescimento", mais do que nunca agradeço à gastrostomia, que fez com que minha magrelenta voltasse a ficar cheinha de novo! Não, ela não está gorda. Continua magrinha aos nossos olhos. Mas está bem nutrida e num peso aceitável para uma criança muito debilitada como ela.
Seguimos assim nossa vida! Crises convulsivas diárias e frequentes, crises respiratórias esporádicas... Mas sempre buscando fazer de tudo pelo conforto e pela felicidade da pequena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário