terça-feira, 23 de abril de 2013

UNIMED PORTO ALEGRE: BELA BOSTA!

Estou indignada!
A Unimed Porto Alegre, da qual a Maria Carolina é cliente, negou o pedido de fisioterapia respiratória domiciliar, alegando que não se encaixa nos requisitos do atendimento domiciliar.
O que me espanta e me deixa possessa é que a MC é cliente da Unimed Porto Alegre desde que nasceu. A Unimed Porto Alegre tem o histórico de todas as internações da Maria Carolina por infecção respiratória, pneumonias e gripe, inclusive em UTI. Como assim a criança não se encaixa?
A Unimed Nordeste aqui de Caxias, tem no seu programa de Home Care, o serviço de fisio respiratória a domicílio. Porque a Unimed Porto Alegre não aceita esse pedido?
A Dra. Luciane Boeira Amaral, pneumologista, fez o pedido alegando a dificuldade de respiração e o acúmulo de secreção nas vias aéreas, devido à condição clínica da MC e ao clima daqui de Caxias. Imaginem num frio de 3 ou 4 graus, ter que tirar a Maria Carolina de casa pra ir fazer a fisio num ambulatório? Todo esforço iria por água abaixo! 
E isso a Unimed Porto Alegre não entende, ou não quer entender!
Eu, o Fernando e a Marina somos clientes da Unimed Nordeste, mas a Maria Carolina, nós optamos por ficar vinculada à Unimed Porto Alegre. Pelo fato de ser cliente desde o nascimento, pelo fato de que os médicos dela serem todos de Porto Alegre e pelo fato de que quando precisamos de internação ou exames mais elaborados, é a cidade de Porto Alegre que supre essas necessidades!
Ontem, liguei pro departamento de Home Care da Unimed Porto Alegre e solicitei por escrito a negativa do pedido. Fui atendida pela funcionária Clarissa, que me disse que não era possível tal documento de negativa. que essa informação era dada somente por telefone. Sei que existe esse documento, pois estive com ele em mãos aqui em Caxias. Mas nenhuma das Unimeds me autorizou a tirar uma cópia. O documento  de negativa foi assinado por uma funcionária chamada Bruna Amaral.
Não me resta mais nada a fazer a não ser reclamar? Justiça resolve esse caso? E até se resolver, o inverno já acabou e a fisio respiratória não será mais necessária...

5 comentários:

  1. Que absurdo, Caru!!
    Não dá pra contestar?

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Aciona o Ministério Público via Vara da Infância, Conselho Tutelar,“Art. 11 - É assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

    (...)

    § 2° - Incumbe ao Poder Público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.”

    Neste ponto há algo importante a ser frisado. A garantia, conforme acima citado, diz respeito ao atendimento médico, porém, como ressalta Ishida

    “a Lei nº 11.185, de 7 de outubro de 2005, alterando o caput do art. 11, substitui a expressão atendimento médico por atendimento integral à saúde. Este último conceito é muito mais amplo, não se limitando apenas ao cuidado médico, mas também a todo cuidado atinente à saúde da criança e do adolescente.” (2008).

    Há, portanto, um alargamento no conceito da aplicação dessa garantia. Não se pensa mais somente no aspecto do atendimento médico propriamente dito, mas também numa integralidade da saúde, acolhendo a pessoa em desenvolvimento na sua plenitude, dando-lhe total garantia de acesso no tocante à saúde.

    ResponderExcluir
  3. O Ministério Público pode entrar com um pedido em caráter de urgência, não lembro bem o termo, mas é uma medida que tem que ser tomada rápido pq envolve riscos para o reclamante. Assim conseguimos autorizar uma cirurgia para o meu pai que o plano insistia em negar. Seria bom o auxílio de um advogado para elaborar o pedido de forma que compreendam a urgência e a necessidade. Vcs vão conseguir!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho, também acompanho vcs! bjus

    ResponderExcluir
  5. entre em contato com a ANS e se informe de seus direitos perante este órgão ele que regulamente os planos de saúde e se consegue muita coisa através dele.

    ResponderExcluir