quinta-feira, 30 de junho de 2011

DISFAGIA - ASPIRAÇÃO - PNEUMONIA

Vocês sabem que a Maria Carolina tem disfagia (disfagia é uma dificuldade para deglutir (engolir),tanto pode ser alimentos sólidos, pastosos e líquidos, até mesmo a saliva. Durante a deglutição passamos por quatro etapas, sendo a primeira a fase preparatória (mastigação e formação do bolo alimentar); fase oral-voluntária (ingestão do bolo alimentar,em direção a cavidade oral e à faringe); fase faríngea-reflexa/involuntária (o alimento é levado pela faringe); e a fase esofágica(o alimento é levado pelo esôfago até o estômago), né? Já comentei sobre isso. Ela come somente alimentos pastosos (batidos no mixer) e líquidos engrossados com espessante alimentar.
Mas não foi sempre assim. Quando foi liberada pela pediatra aos 4 meses para começar a comer papinhas de frutas e salgadas, ela comia direitinho! Eu nem batia muito. Esmagava com o garfo e ela mastigava os pedacinhos, um amor. Tomava sucos, leite e água sem problemas.
Mas aos 4 meses também começaram as convulsões e as coisas foram mudando na vidinha dela. De alguma maneira séria, o cérebro dela foi afetado.
Até que em 2008, ela teve uma pneumonia muito grave. Essa pneumonia se transformou em sepse (infecção generalizada) e nós quase perdemos a nossa gordinha. Passamos por vários médicos aqui em Caxias, até que fomos de helicóptero pra UTI do Moinhos, onde ela ficou internada por 20 dias. Combatemos a infecção, mas decobrimos a maldita disfagia.
A pneumonia que ela teve foi por aspiração (Este tipo de pneumonia ocorre quando acontece a entrada de líquidos, secreções do próprio corpo ou outras substâncias, da via aérea superior ou do estômago para dentro dos pulmões. A partir daí, é desenvolvida a pneumonia que, geralmente, é causada por um anaeróbio – bactéria que pode viver na ausência de oxigênio. Muitas vezes o conteúdo que é aspirado para um ou ambos pulmões é o suco gástrico do estômago, o qual, por ser ácido, inicialmente causa uma pneumonite (inflamação) nos pulmões; após isso, ocorre o desenvolvimento da pneumonia propriamente. Consideramos via aérea superior o trajeto que se situa entre o nariz e as cordas vocais.)
Contornamos esse problema com várias sessões com uma fonoaudióloga que nos explicou como alimentar a Maria Carolina, sem ela aspirar o alimento para os pulmões.
Acontece que a tosse e o vômito da Maria Carolina recomeçaram ontem! Mesmo fazendo tratamento há quase 1 mês com diversos tipos de antibiótico. Desconfio que ela tenha aspirado um pouco de água quando tomava banho. Ela tossiu, se engasgou e na hora eu percebi que a água tinha "descido pelo cano errado"!
Mais uma infecção pulmonar em menos de 1 mês!
O que me conforta, é que não foi pela alimentação. Meu grande medo é os médicos acharem que a minha gordinha precise da gastrostomia (Criação de um orifício artificial externo no estômago para alimentação e suporte nutricional, quando há impossibilidade ou perigo de usar a via normal.  Crianças com neuropatias podem ser incapazes quanto à habilidade de sugar, mastigar e engolir, levando conseqüentemente a subnutrição. Pode também, resultar em aspiração do alimento para os pulmões, isso é, bronco aspirar, desencadeando pneumonias de repetição). É o meu maior pesadelo. 
A única coisa que a Maria Carolina faz com prazer é comer. Sentir o gostinho da comida, saborear... E isso ela faz muito bem. Adora doces. Pudim de leite condensado então... Imaginem um "botão" direto no estômago dela e toda a comida de que ela precisa, entrar direto por alí? Sem ela nunca mais sentir o gostinho das coisas? Não! Isso me revolta muito.
De agora em diante, atenção redobrada com líquidos. E banho, será somente de chuveirinho, e muito bem cuidado pra ela não se afogar de novo.
E "bóra" pra mais uma consulta e ver o quê vamos dar pra gordinha melhorar dessa vez!

2 comentários:

  1. olá ,meu nome é elisangela , descobri hoje que minha filha tambem tem disfagia ela tem pc , e tem 6 aninhos , nossa to perdidinha não sei q comida dar , nao sei se posso dar um pouco de agua (tadinha com o calor como q fica) . a fono falou pra eu usar um espassador , a sua filha usou? se voce puder me passe receitas do que vc dava pra sua princesinha meu imail é zanja_almeida@hotmail.com . obrigada

    ResponderExcluir
  2. OLÁ UM RESUMO ((MEU IRMÃO MATHEUS VAI FAZER 13ANOS EM DEZEMBRO E ELE TEM PARALISIA CEREBRAL.
    ATÉ HOJE MINHA MÃE ALIMENTA ELE COM COMIDA ( BATIDA ) EM FORMA DE PAPINHA.. MAS DESSES 13 ANOS PRATICAMENTE JÁ INTERNOU MAIS DE 200 VEZES.. PNEUMONIA SEMPRE E AS VEZES EM INTERVALOS DE MENOS DE 1 MÊS.... OS MEDICOS COMEÇARAM A FALAR SOBRE A GASTROSTOMIA.. OLHA AINDA ESTAMOS ANALISANDO A SITUAÇÃO POIS QUANDO ELE TINHA MESES DE VIDA JA TINHA USADO A SONDA ALIMENTAR..
    É TRISTE FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO.. MAS VENDO POR OUTRO LADO . "PENSE COMIGO ""MELHOR ALIMENTANDO ELE COM SONDA? OU NOS MUDARMOS LITERALMENTE PARA O HOSPITAL? pOIS AS PNEUMONIAS SÃO CONSTANTES.. E MAIS ACHO QUE ELE NEM CONHECE O QUE É GRIPE PRA FALAR A VERDADE . POIS EM QUESTAO DE 2 DIAS JA ESTA COM INFECÇÃO BILATERAL NOS PULMOES....."""SEMPRE """ E É ESTRANHO PRA UMA CRIANÇA QUE TEM TODOS OS CUIDADOS DO MUNDO... KAREN FRANÇA
    MEU e-mail e MSN karen@systemprint.com.br

    ResponderExcluir