quarta-feira, 25 de maio de 2011

MÃE ESPECIAL?

Quem, eu? Acho que não. Sou uma mulher comum. E bem comum só que com problemas diferentes. Todos me falam da minha força pra lidar com a Maria Carolina. Da minha estrutura psicológica pra aguentar tudo o que a gente passa, mas não foi sempre assim! Eu venho adquirindo essa força ao longo de 4 anos de convivência com a doença. 
No começo, eu era uma revoltada. E acho que ainda sou até hoje. Até hoje, em momentos ruins, eu me pergunto: "Porque eu? Porque essas coisas tem que acontecer comigo? O que eu fiz pra merecer isso?" E vendo minha filha sofrer a cada exame, a cada convulsão eu questiono o porquê dessas coisas acontecerem com ela! Uma menina indefesa, que não consegue nos dizer o que sente, não é capaz de sequer tentar se defender sozinha, que não consegue ver o que acontece à sua volta... Porque ela?
Acho que nunca vou ter resposta para essas perguntas. Resolvi lutar ao invés de tentar entender o que aconteceu. Sabemos que foi uma mutação genética, muito rara, raríssima, ainda não descrita completamente na literatura. Aliás, na literatura brasileira, nada consta sobre essa mutação. Não sabemos como essa doença evolui, não sabemos o que esperar dela.
O que eu digo a vocês é que eu tenho coragem. Coragem pra enfrentar os problemas, coragem pra me manter calma quando sei que a Maria Carolina está passando por momentos difíceis e doloridos. Coragem pra enfrentar as horas de hospital e internação com ela. E um pouco dessa coragem quem me dá é o Fernando.
Esse sim é iluminado. Tem a capacidade de me acalmar só quando me olha. Sabe a coisa certa pra falar em cada momento. É capaz de ser doce e amargo quando precisa.
Acho que nós dois formamos um bom time. Eu sou a indignação, a revolta e o Fernando é a aceitação e a calma.
Ao contrário do que todos pensam, eu não me tornei uma pessoa melhor depois de tudo isso. Sim, continuo a mesma chorona de sempre, mas agora sou fria, chego a ser sarcástica muitas vezes. Nem tudo me abala e eu perdi a paciência para coisas que antes eu achava legal. Acho que a vida me deixou mais dura. Venho tentando me "adocicar" mais, mas tem certas coisas que não me descem como desciam antes (assunto que já foi esclarecido em outro post).
Sempre digo que a nossa filosofia de vida é aproveitar. Aproveitar cada dia da nossa Maria Carolina como se fosse o último. Cada dia é uma aventura, um acontecimento. Só assim, vivemos em paz.

Família que torce unida. Pena que o time não ajuda.

11 comentários:

  1. Vocês são um ótimo time. Os três. Família mais linda... e eu sei de onde tira sua força. É uma coisinha pequena (que nada, enorme), gordinha e loirinha, com sorrisinho doce. Mãe é mãe, se enfia embaixo de carro, em rio bravo ou segura o filho numa convulsão. Você é a mãe dela, e isso te torna a coisa mais forte do mundo. Ainda mais com alguém como o seu marido ao lado. Sua família é linda, não interessam as circunstâncias.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada com suas palavras, amiga... e sem palavras tb...

    Milena

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez tu me fez chorar lendo o blog....
    Familia linda que amo e admiro!!
    Amo nossa pequena princesinha... TE AMO minha irma. ahh meu cunhado, esse como tu disse é iluminado mesmo.
    Beijão da Mana.

    ResponderExcluir
  4. Ah eu amo vcs!
    Amo nossa pequena guerreira.
    Mas vc é especial, porque só tem filhos especiais, mães especiais!!
    Amo vc querida, amo sua família!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga é bem isso, me deixou sem palavras, mas é um dia de cada vez, e o "adoçicar" que tu procura chegará com o novo bebezinho. Beijo. Sofia

    ResponderExcluir
  6. Caru, muitas no seu lugar ja teriam desistido. Essa é a diferença! É isso que te torna especial, pq apesar de toda dificuldade, vc está lutando e é isso que importa.
    Abraços! Aline (lininha).

    ResponderExcluir
  7. Amiga querendo ou não, vc é especial sim!
    Uma guerreira linda e corajosa! Com uma princesinha linda para cuidar! Amo vcs!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Ah Caru... vc me chorar!
    sua chata!
    te amo!

    tira essa camisa da MC, ela me contou que não gosta! [\natyboo]

    ResponderExcluir
  9. Olha eu chorando aqui.
    Realmente vocês formam um belo time, os três. Cada um faz a sua parte e formam uma única e grande força.
    Amiga, pelo simples fato de inspirar outras maes a lidar com momentos difíceis, tu já é especial.
    Talvez nao saiba, mas é.
    Vocês são um time especial.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  10. hola caru, to chorando e muito lindo que voce escrebeu, SOS UN EJEMPLO DE MAMA PARA MI Y MUCHAS MAMAS...TE ADORO Y SOS UN ORGULLO.SOS MI ESPEJO, DONDE DE PERSEVERANCIA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Querida! Sei que és acima de tudo uma "guerreira".Concordo plenamente quando dizes que provuram aproveitar todos os momentos juntos com a Maria Carolina. É isso aí querida. Fé em Deus e sempre em frente. Abraços . Tia Marli

    ResponderExcluir