segunda-feira, 16 de maio de 2011

AS CONVULSÕES - EPLEPSIA

Epilepsia é uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas.
No caso da Maria Carolina acontecem uma série de contrações involuntárias dos músculos: ela fica toda contraída, seus olhinhos mexem sem parar, ela grita, fica suada, com a boca roxa e a cara toda branquinha. É como um curto-circuito, que é gerado por descargas elétricas desordenadas dos neurônios. Não tem hora pra acontecer. Às vezes quando ela está quase dormindo, às vezes quando ela está muito cansada. Esse tipo de convulsão é generalizada, ocorre em toda a superfície cerebral e atinge todo o corpo.
Não é uma coisa legal de se ver e nem de presenciar. Tenho que sempre manter a calma, pra poder acalmá-la, então posso parecer até meio fria e sem sentimento, mas acabei me acostumando. Ultimamente elas tem acontecido de 4 a 10 vezes por dia.
Não sabemos se dói. Se ela conseguisse falar, seria mais fácil pra gente entender o que acontece com o corpinho e o cérebro dela.
Deve doer, pois ela grita. E a contração dos músculos é tão forte, que ela fica muito cansada depois e acaba dormindo. Isso tem feito com que o sono dela fique desregulado.
O Sabril, que ela toma pra controlar as crises, estava funcionando bem até há pouco tempo atrás. Não sabemos se o organismo dela se acostumou com o medicamento, mas ele parece estar perdendo o efeito.
Já tentamos adicionar outros anti-epiléticos, mas não deram resultado.
Seguimos com o Sabril e com o Sonebom e torcemos pra que quando aconteçam, as crises não durem muito.

2 comentários:

  1. Nossa Carú, quase 10 por dia.
    Você pe guerreira demais,não sei como eu reagiria.Apesar que como você disse, acostuma né.
    Apesar que fico pensando que na hora vc é forte mas depois da crise você tb deve ficar cansada né.
    Muita força pra ti!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pouxa, Caru... não deve ser fácil mesmo presenciar essas crises, ainda mais se vc acha que dói nela. Mas que bom que vc consegue se manter calma, acho que assim a MC se sente mais confortada, mais segura pq vê que a mãezinha tá ali firme e forte ao lado dela, demonstrando toda a calma e segurança de que ela precisa pra seguir em frente.

    ResponderExcluir